C.4 Lista de verificação para migração de clusters do Windows usando workflow de migração semiautomatizado

Tarefa

Descrição/Etapas

Preparar o ambiente de migração de cluster do Windows.

Antes de configurar os clusters do Windows para migração, verifque se o seu ambiente atende a todos os pré-requisitos de migração e se você entende as condições para migrar cargas de trabalho de cluster. Consulte Seção 25.0, Preparando para migração de clusters do Windows.

Descobrir os nós do cluster de origem e desligue o nó de cluster passivo.

  1. Use o cliente do PlateSpin Migrate para descobrir os nós ativo e passivo do cluster de origem. No ambiente do PlateSpin, o nó ativo descoberto é listado com o nome do cluster; o nó passivo descoberto é listado com o nome do host.

    Para obter informações sobre a descoberta de nós de origem, consulte a Seção 22.6.1, Descoberta de cargas de trabalho no cliente do Migrate.

  2. Desligue o nó de cluster passivo.

Preparar a Imagem ISO do PlateSpin.

  1. Se ainda não tiver feito, faça download da imagem ISO do PlateSpin na página de download de software do PlateSpin Migrate.

    Consulte Seção H.1, Fazendo download de imagens ISO do PlateSpin.

  2. Preparar a imagem ISO do PlateSpin.

    Consulte Seção H.2, Preparando a imagem ISO do PlateSpin para registro e descoberta de destinos.

  3. Grave a imagem ISO do PlateSpin em um local acessível ao ambiente VMware de destino, como um armazenamento de dados em cluster do VMware.

Configurar Ferramentas VMware para os nós de destino.

Consulte Seção 32.3.3, Configurando o VMware Tools para a carga de trabalho de destino.

NOTA:Essa opção pode não funcionar para cargas de trabalho com o firmware UEFI. Após a migração, verifique se a instalação de Ferramentas VMware foi concluída com êxito examinando as Etapas do Job. Procure a mensagem Installing Tools (Completed) (Instalando Ferramentas (Concluído)). Se houver falha, instale as Ferramentas VMware manualmente.

Registrar cada nó de VM de destino no Servidor do PlateSpin.

A ISO do PlateSpin registra a VM de destino no servidor do PlateSpin Migrate e faz um inventário da máquina para coletar informações sobre ela, como volume de RAM, número de núcleos e processadores, discos de armazenamento e NICs. Consulte Seção 21.5, Registrando e descobrindo detalhes para VMs de destino em hosts virtuais com a ISO do PlateSpin.

Migrar o nó ativo para a VM de destino usando o workflow de migração X2P.

Use o Cliente do PlateSpin Migrate para fazer o seguinte:

  1. Inicie um job de migração X2P com o nó ativo como origem da migração e a máquina virtual VM1 como destino.

  2. Configure a migração para assegurar o seguinte:

    • Os discos compartilhados do cluster de origem (quorum, dados) são migrados para os discos RDM de nó passivo de destino.

    • O nó de origem é desligado após a migração.

  3. Execute a migração.

NOTA:Se a migração paralisar na etapa Configurar máquina de destino, consulte Seção C.5.2, Job de migração paralisa ou inicializa no prompt de boot da ISO do PlateSpin.

Migrar o nó passivo para a VM de destino usando o workflow de migração X2P.

Use o Cliente do PlateSpin Migrate para fazer o seguinte:

  1. Inicie um job de migração X2P com o nó passivo como origem da migração e a máquina virtual VM2 como destino.

  2. Configure a migração para assegurar o seguinte:

    • Os discos compartilhados do cluster de origem (quorum, dados) NÃO são migrados para os discos RDM de nó passivo de destino.

    • O nó de origem é desligado após a migração.

      NOTA:Encerre manualmente os nós passivos de origem se eles não forem encerrados automaticamente quando Shut Down (Encerrar) for selecionado como estado final pós-migração de um Cluster do Windows Server 2016.

  3. Execute a Migração.

NOTA:Se a migração paralisar na etapa Configurar máquina de destino, consulte Seção C.5.2, Job de migração paralisa ou inicializa no prompt de boot da ISO do PlateSpin.

Tarefas de pós-migração

  • Verifique se os recursos e serviços de cluster estão online e é possível fazer failover deles para cada nó do cluster

  • Se você não configurou as Ferramentas VMware para serem instaladas durante a migração, ou se houve falha na instalação automática, instale manualmente as ferramentas VMware em cada nó de VM do cluster.