Sessões SCO-ANSI

As sessões de SCO-ANSI suportam sequências de escape SCO-ANSI, que são usadas em ambientes UNIX para emular o comportamento do terminal de console de um sistema SCO UNIX. Quando você usa uma sessão de SCO-ANSI, várias das configurações de tela padrão são diferentes de quando você usa uma sessão de VT:

  • O número padrão de linhas por página é 25.

  • A quebra automática de linha é habilitada.

  • As teclas do usuário ficam sempre bloqueadas. A opção fica indisponível na interface do usuário. Na página Teclado, apenas as opções Bell ficam disponíveis.

  • As opções na página Edição local não ficam disponíveis.

Além disso, as opções nas páginas Gráficos e Tektronix não têm efeito. (As páginas Gráficos e Tektronix estão disponíveis apenas em sessões do VT340.) O modo SCO-ANSI usa o conjunto de caracteres IBM de 8 bits em vez de um conjunto de caracteres da DIGITAL. Portanto, as funções de controle de 8 bits de VT da DIGITAL não estão disponíveis. Para acessar as funções de controle, o host precisa usar sequências equivalentes de 7 bits.

Sessões assíncronas interpretam pressionamentos de tecla como caracteres ISO Latin-1 e os convertem em caracteres equivalentes da IBM antes de enviá-los para o host. Isso inclui todos os caracteres de 7 e 8 bits. Essa conversão será realizada mesmo se você usar o método de gerar caracteres especiais com ALT+teclado numérico. Consequentemente, existem muitos caracteres IBM que você não pode enviar do teclado, pois eles não têm equivalentes ISO. Essa conversão não é realizada quando você mapeia strings para uma tecla. Se você precisar enviar caracteres especiais da IBM para o seu host, poderá fazê-lo mapeando o caractere especial para uma tecla em seu teclado.

Para criar uma sessão de SCO-ANSI

  1. No assistente Nova Sessão, em resposta à pergunta “Que tipo de sessão você gostaria de usar”, escolha SCO-ANSI.

  2. No assistente Nova Sessão, selecione também um Protocolo de transferência de arquivo e um Tipo de conexão. Depois de fazer as seleções, escolha Terminar.

  3. Quando sua sessão começar, no menu Opções, escolha Configurações.

  4. Sob Categorias, escolha Monitor.

  5. Selecione um Conjunto de caracteres preferido pelo usuário. O modo SCO-ANSI não reconhece conjuntos de caracteres nacionais.

    NOTA:Para exibir qualquer um dos conjuntos de caracteres Turco ou Grego, você precisa selecionar a fonte Arial Terminal ou Lucida For Attachmate. Para selecionar uma fonte, sob Categorias, escolha Fonte.

  6. Para mapear o seu teclado para teclas equivalentes do SCO-ANSI, sob Categorias, escolha Mapas de teclado.

  7. Na página Geral, em Selecionar um Mapa de Teclado, selecione SCO-ANSI (101 KEY).EKM.

Sequências privadas de escape ANSI

Além das sequências de controle ANSI padrão, as seguintes extensões compatíveis com ANSI são suportadas.

Tabela 48

Extensão

Descrição

 

CSI 1; <Pr>; <Pc> .z

Definir um retângulo e desenhe uma borda ao redor dele. O canto superior esquerdo está no cursor, o tamanho é Pr linhas por Pc colunas.

 

CSI E

Nova linha dentro do retângulo.

 

CSI 4 J

Limpar dentro do retângulo.

 

CSI 1 .z

Indefinir o retângulo, mas deixar a borda e o conteúdo dele na tela.

 

CSI 5; <Pn>.z

Nessa tela, solicite um relatório de Informações do produto. Os parâmetros Pn são opcionais. Se todos forem omitidos, a resposta incluirá os parâmetros 1, 2, 3 e 4. A resposta é:

DCS 5.y <valores> ST

Os valores são separados por ponto e vírgula, na mesma ordem em que foram solicitados, em que:

 

Pn

Informações solicitadas

Valor retornado

1

Produto

Extra!

2

Modelo

420

3

Versão

n.n.nn

4

Beta

Rn.nnn ou Rnn.nnn

10

Ambiente

DOS/Windows

12

Macros remotas

0=false, 1=true

Extensão

Descrição

 

CSI 4; <Pn>.z

Execute o arquivo de macro REMOTE<Pn>.EBM, em que Pn é um par de caracteres de 00 a 99. Isso invoca uma macro. Não é possível desativar esse recurso.