O Windows espera que você execute posicionamento, desenho de linhas e de caixas e outras operações de formatação através do GDI (Graphics Device Interface) do Windows, em vez de usar o fluxo de texto tradicional com códigos de controle de formatação embutidos empregados pelo DOS.
Duas maneiras de realizar a formatação:
O Modo GDI intercepta comandos SCS e PCL5 dentro do fluxo de dados de impressão do host (seja inseridos no texto, seja dentro de blocos de transparência de SCS da LU1) e emula-os pelo GDI do Windows. Já que o Extra! emula os comandos de PCL transformando-os em chamadas de serviço GDI, os comandos de PCL podem ser “executados” em qualquer impressora gráfica do Windows, tenha ela suporte integrado a PCL ou não.
O modo de saída bruta contorna completamente o GDI do Windows. Os comandos de formatação da linguagem de comandos "nativos" da impressora (se embutidos no texto ou colocados em blocos de transparência da LU1) são enviados diretamente para a impressora. Os controles SCS padrão são descartados no Modo de saída sem formatação. O Modo de saída sem formatação pode ser usado em impressoras de quaisquer fabricantes. Usos típicos para o modo de saída sem formatação incluem impressão em impressoras Postscript ou outras impressoras não PCL e a criação de arquivos de texto para entrada em outros programas do PC, como bancos de dados.
Como definir o Windows para modos GDI ou de saída de linha
No Menu Opções da sessão de impressora, selecione Definições.
-ou-
Selecione o botão na barra de ferramentas.
A caixa de diálogo Definições - Conexão aparece.
Selecione a Categoria Impressora.
Escolha a guia Impressora.
Para o modo de saída sem formatação, selecione a caixa de seleção Desviar do sistema de impressão do GDI do Windows.
-ou-
Para o modo GDI, não selecione esta opção.
Selecione o botão OK para gravar suas alterações e fechar a caixa de diálogo de definições da impressora.
-ou-
Selecione o botão Aplicar se você deseja gravar as alterações e continuar a configurar as definições da impressora.