1.3 Instalando os componentes de software do PlateSpin Migrate

Após instalar e configurar o software de pré-requisito, você estará pronto para instalar e configurar os componentes de software para o PlateSpin Migrate.

1.3.1 Iniciando o disparador de instalação do PlateSpin Migrate

Para instalar ou fazer upgrade do produto, é necessário usar o utilitário de Configuração do PlateSpin Migrate (PlateSpinMigrateSetup-2018.11.0.x.exe). Ele extrai os arquivos e abre o Disparador de Instalação para os componentes do Migrate. O arquivo está disponível em Downloads da Micro Focus.

  1. Em Downloads da Micro Focus, faça download do programa de instalação PlateSpinMigrateSetup 2018.11.0.x.exe. Copie-o para um local acessível no host de Servidor do PlateSpin desejado.

  2. Efetue login no Servidor do PlateSpin como usuário com direitos de administrador.

    Verifique se você efetuou login com direitos suficientes para executar a instalação ou o upgrade. Consulte Diretrizes de credenciais na Tabela 1-3, Lista de Verificação Pré-instalação.

  3. Execute o programa de instalação e clique em Next (Avançar) para iniciar o utilitário de verificação de pré-requisitos.

    A verificação de pré-requisitos consulta o host no qual você pretende instalar o Servidor do PlateSpin. Ele verifica se todos os softwares necessários estão instalados ou habilitados. Se houver qualquer aviso de cuidado ou omissão, você precisará habilitar ou instalar o software de pré-requisito antes de continuar a instalação.

  4. Clique em Next para abrir o Disparador de Instalação.

    O programa de instalação extrai os arquivos necessários e abre a janela do Disparador de Instalação.

  5. Use o Disparador de Instalação para executar um destes procedimentos:

    Opção do Disparador de Instalação

    Comentários

    Install SQL Server Express

    Instala o SQL Server Express Edition incluído em sua Distribuição do PlateSpin Migrate

    É necessário um servidor de banco de dados antes da instalação do produto. Você pode usar o SQL Server Express ou seu próprio Microsoft SQL Server Standard Edition ou Enterprise Edition instalado localmente ou remotamente.

    Para ver os requisitos, consulte:

    Para consultar as instruções de instalação e de configuração do servidor de banco de dados, consulte Instalando o servidor de banco de dados.

    Install PlateSpin Server

    Instala o Servidor do PlateSpin

    Para ver os requisitos e as diretrizes, consulte

    Você deve instalar e configurar software de pré-requisito antes de instalar o produto. Consulte Instalando o software de pré-requisito.

    Para obter instruções, consulte Instalando o Servidor do PlateSpin.

    Faz upgrade do Servidor do PlateSpin

    Para ver os requisitos e a preparação para upgrade, consulte Pré-requisitos para upgrade.

    Verifique se o seu servidor atende aos pré-requisitos de software antes de fazer upgrade do produto. Consulte Software de Pré-requisito.

    Para obter instruções, consulte:

    Install PlateSpin Migrate Client

    Instala o Cliente do PlateSpin Migrate

    Para ver os requisitos, consulte a Tabela 1-2, Requisitos do Host para o Cliente do PlateSpin Migrate.

    Para obter instruções, consulte Instalando o cliente do PlateSpin Migrate.

    Para fazer upgrade, desinstale o Cliente do PlateSpin Migrate usando os Programas de Desinstalação do Windows e, em seguida, reinstale o Cliente do PlateSpin Migrate.

1.3.2 Instalando o servidor de banco de dados

Você deve configurar o servidor e uma instância de banco de dados antes de instalar o produto. Consulte a Tabela 1-4 para determinar quais tarefas são necessárias de acordo com a sua implantação de servidor de banco de dados preferencial.

Tabela 1-4 Opções de Implantação do Servidor de Banco de Dados para o Servidor do PlateSpin

Localização

Instalação e configuração

Credenciais e Conexão de Banco de Dados

Microsoft SQL Server Express Edition

Local (padrão)

Instale o SQL Server Express Edition no Servidor do PlateSpin desejado. Consulte Instalando o servidor de banco de dados do SQL Server Express Edition.

Aceite o servidor de banco de dados local e a instância de banco de dados quando for solicitado a fornecer a conexão de banco de dados.

.\PLATESPINDB

Use a Autenticação SQL e aceite as credenciais de banco de dados padrão apresentadas para o usuário administrador do sistema SQL (sa) em ID de Logon e Senha.

Microsoft SQL Server Standard Edition ou Enterprise Edition

Local

Após instalar o SQL Server Standard Edition ou Enterprise Edition localmente no Servidor do PlateSpin desejado, você deverá configurar o SQL Server para uso com o PlateSpin Migrate. Consulte Configurando o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server local.

Aponte para o servidor de banco de dados local personalizado quando você for solicitado a fornecer a conexão de banco de dados. É necessário o nome do servidor e da instância de banco de dados.

(local)\<nome_instância_bancodedados>

NOTA:Se você usar a Autenticação do Windows, deverá efetuar login como usuário de domínio com direitos de Administrador do SQL ao fazer upgrade ou atualizar o Servidor do PlateSpin. Esse usuário também precisa ter direitos de administrador local. Além disso, o usuário que você especificar como Usuário de Serviço de Banco de Dados deve ter direitos de administrador local.

Remoto

No SQL Server remoto existente, você deve configurar o SQL Server para uso com o PlateSpin Migrate e definir sua rede para permitir a conexão com o PlateSpin Migrate. Consulte Configurando o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server remoto.

Aponte para o servidor de banco de dados externo quando você for solicitado a fornecer a conexão de banco de dados. É necessário o nome do servidor e da instância de banco de dados.

<servidor_bancodedados>\<nome_instância_bancodedados>

O número da porta será necessário se você usar portas dinâmicas.

<servidor_bancodedados>\<nome_instância_bancodedados>,<número_porta>

NOTA:Se você usar a Autenticação do Windows, deverá efetuar login como usuário de domínio com direitos de Administrador do SQL ao fazer upgrade ou atualizar o Servidor do PlateSpin. Esse usuário também precisa ter direitos de administrador local. Além disso, o usuário que você especificar como Usuário de Serviço de Banco de Dados deve ter direitos de administrador local.

Instalando o servidor de banco de dados do SQL Server Express Edition

Se você não tem um servidor de banco de dados Microsoft SQL Server para usar com o PlateSpin Migrate, pode instalar o Microsoft SQL Server 2017 Express Edition, que está incluído em sua distribuição de software do PlateSpin Migrate. A instalação do SQL Server Express configura a autenticação SQL.

NOTA:O Microsoft SQL Server Express Edition incluído no PlateSpin Migrate não pode ser instalado em um controlador de domínio, de acordo com as recomendações do Microsoft Developer Network.

Para instalar o Microsoft SQL Server Express:

  1. Efetue login no host de Servidor do PlateSpin como usuário com privilégios administrativos.

    Se for um computador de domínio, você deverá efetuar login como um usuário de domínio que seja membro do grupo Administrador de Domínio e do grupo Administrador local.

  2. No host de servidor de banco de dados desejado, inicie o Disparador de Instalação.

    Consulte Iniciando o disparador de instalação do PlateSpin Migrate.

  3. Clique em Install SQL Server Express (Instalar SQL Server Express) e siga as instruções na tela.

    O programa instala um servidor e a instância de banco de dados necessários para a operação do PlateSpin Migrate. Ele também gera as credenciais necessárias para a autenticação SQL.

    NOTA:Uma senha para o usuário administrador do sistema SQL (sa) é gerada automaticamente durante a instalação do Microsoft SQL Server Express Edition. Mantenha as credenciais padrão do sa durante toda a instalação do Servidor do PlateSpin Migrate.

    Após o término da instalação e a ativação da licença do produto, você deverá modificar a senha do administrador do SQL. Consulte Modificando a senha do usuário administrador do sistema SQL Server Express.

  4. Continue em Instalando o Servidor do PlateSpin.

Configurando o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server local

Se você instalar o Microsoft SQL Server Standard Edition ou Enterprise Edition no servidor do PlateSpin Migrate desejado, deverá definir as configurações específicas no SQL Server e no seu ambiente antes de instalar o produto.

NOTA:O uso desse servidor de banco de dados SQL Server local para atender a outros aplicativos em seu ambiente pode ter um impacto negativo sobre o desempenho do PlateSpin Migrate.

Para configurar o SQL Server no host de Servidor do Migrate:

  1. Verifique se o servidor de banco de dados está executando uma versão suportada do Microsoft SQL Server. Consulte Servidor do Banco de Dados.

  2. Verifique se você tem uma instância de banco de dados dedicada e nomeada para usar com o servidor do PlateSpin Migrate desejado.

    É necessário o nome do servidor e da instância de banco de dados durante a instalação do produto.

  3. (Condicional, Autenticação do Windows) A Autenticação do Windows para o servidor de banco de dados existente está disponível em um ambiente de domínio. Se você planeja usar a Autenticação do Windows para acessar o banco de dados Microsoft SQL Server, deve configurar o seguinte no Active Directory:

    • Você deve adicionar o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server ao domínio.

    • Você precisa de duas contas de usuário de domínio para a instalação do PlateSpin Migrate.

      • Um usuário de Domínio com o conjunto de funções sysadmin: Esse usuário com direitos de Administrador do SQL é necessário para criar bancos de dados, tabelas e outros objetos de esquema.

      • Usuário de Serviço do PlateSpin: Pode ser um usuário de domínio com poucos privilégios. No entanto, o usuário de serviço deve ser um administrador local no Servidor do PlateSpin Migrate e deve receber essa permissão antes da instalação.

        NOTA:Se a senha do usuário do Windows mudar, você deverá atualizar a senha do usuário de Serviço do PlateSpin e do Pool de Aplicativos do IIS. Considere o uso de um usuário do Windows com uma senha que nunca expira para evitar essa situação.

    NOTA:Se você usar a Autenticação do Windows, deverá efetuar login como usuário de domínio com direitos de Administrador do SQL ao fazer upgrade ou atualizar o Servidor do PlateSpin. Esse usuário também precisa ter direitos de administrador local. Além disso, o usuário que você especificar como Usuário de Serviço de Banco de Dados deve ter direitos de administrador local.

  4. Continue em Instalando o Servidor do PlateSpin.

Configurando o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server remoto

Se você usa um servidor de banco de dados Microsoft SQL Server remoto, é necessário definir configurações específicas em seu ambiente antes de instalar o produto. Essas configurações permitem a conexão remota entre o SQL Server e o Servidor do PlateSpin.

NOTA:Você pode usar o mesmo servidor de banco de dados Microsoft SQL Server remoto para hospedar instâncias de banco de dados para vários servidores do PlateSpin Protect e PlateSpin Migrate. Cada instância de banco de dados deve ter um nome exclusivo e configuração separada para o Servidor do PlateSpin associado.

Para preparar o servidor SQL remoto existente:

  1. Verifique se o servidor de banco de dados está executando uma versão suportada do Microsoft SQL Server. Consulte Servidor do Banco de Dados.

  2. Verifique se você tem uma instância de banco de dados dedicada e nomeada para usar com o servidor do PlateSpin Migrate desejado. É necessário o nome do servidor e da instância de banco de dados durante a instalação do produto.

  3. Verifique se você configurou o Microsoft SQL Server para permitir ambas as conexões TCP/IP e Named Pipe.

  4. (Condicional, Autenticação do Windows) A Autenticação do Windows para o servidor de banco de dados existente está disponível em um ambiente de domínio. Se você planeja usar a Autenticação do Windows para acessar o banco de dados Microsoft SQL Server, deve configurar o seguinte no Active Directory:

    • Você deve adicionar o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server ao domínio.

    • Você precisa de duas contas de usuário de domínio para a instalação do PlateSpin Migrate.

      • Um usuário de Domínio com o conjunto de funções sysadmin: Esse usuário com direitos de Administrador do SQL é necessário para criar bancos de dados, tabelas e outros objetos de esquema.

      • Usuário de Serviço do PlateSpin: Pode ser um usuário de domínio com poucos privilégios. No entanto, o usuário de serviço deve ser um administrador local no Servidor do PlateSpin Migrate e deve receber essa permissão antes da instalação.

        NOTA:Se a senha do usuário do Windows mudar, você deverá atualizar a senha do usuário de Serviço do PlateSpin e do Pool de Aplicativos do IIS. Considere o uso de um usuário do Windows com uma senha que nunca expira para evitar essa situação.

    NOTA:Se você usar a Autenticação do Windows, deverá efetuar login como usuário de domínio com direitos de Administrador do SQL ao fazer upgrade ou atualizar o Servidor do PlateSpin. Esse usuário também precisa ter direitos de administrador local. Além disso, o usuário que você especificar como Usuário de Serviço de Banco de Dados deve ter direitos de administrador local.

  5. Abra as seguintes portas no firewall para suportar a autenticação no SQL Server remoto:

    • Portas 49152-65535/TCP: Permitir tráfego para RPC para LSA, SAM, Netlogon.

    • Porta 1433/TCP: Permitir tráfego para Microsoft SQL Server.

    • Portas personalizadas: Se você configurar o SQL Server para usar uma porta TCP personalizada, deverá abrir essa porta no firewall.

    NOTA:Se você não usa portas dinâmicas, deve especificar a porta dedicada no campo Servidor de Banco de Dados.

  6. (Condicional) Para usar portas dedicadas com o PlateSpin Migrate, você deve abri-las no firewall:

    1. No servidor de banco de dados, determine as portas que precisam ser abertas:

      1. No SQL Server Configuration Manager, expanda Configuração de Rede do SQL Server, selecione Protocolos de <nome-instância-bancodedados>, clique o botão direito do mouse em TCP/IP e selecione Propriedades.

      2. Na caixa de diálogo Propriedades de TCP/IP, selecione a guia Endereços IP.

      3. Em IPAll, você verá as portas usadas pela instância de banco de dados especificada do SQL Server em Portas TCP Dinâmicas para uma porta dinâmica ou em Porta TCP para uma porta estática. Se Porta TCP ou Portas TCP Dinâmicas estiver definida como qualquer valor diferente de 0, abra as portas especificadas no firewall. Essas são as portas que você usa para se conectar ao SQL Server.

        Por exemplo, se o campo Portas TCP Dinâmicas está definido como 60664 e o campo Porta TCP como 1555, você deve habilitar as Portas 60664 e 1555 nas regras de firewall no servidor SQL.

    2. Abra as portas no firewall.

    NOTA:Se você tem um valor definido para portas dinâmicas, talvez não veja seu servidor na lista de servidores SQL ao clicar em Procurar durante um processo de instalação ou upgrade. Nesse caso, você deve especificar o servidor manualmente no campo de entrada Servidor de Banco de Dados da instalação do PlateSpin Migrate.

    Por exemplo, se o nome do servidor é MYSQLSERVER, o nome da instância de banco de dados é PLATESPINDB e a porta dedicada definida como a porta dinâmica é 60664, digite o texto abaixo e, em seguida, selecione o tipo de autenticação desejado:

    MYSQLSERVER\PLATESPINDB,60664

    Você deve abrir a porta no firewall.

  7. Continue em Instalando o Servidor do PlateSpin.

1.3.3 Instalando o Servidor do PlateSpin

  1. Antes de instalar o Servidor do PlateSpin, você deve garantir que os seguintes requisitos sejam atendidos:

  2. Efetue login no host de Servidor do PlateSpin como usuário com direitos administrativos.

    Se o servidor for um computador de domínio, você deverá efetuar login como um usuário de domínio que seja membro do grupo Administrador de Domínio e do grupo Administrador local.

    Se você usar a Autenticação do Windows para o servidor de banco de dados SQL Server Standard Edition ou Enterprise Edition, deverá efetuar login como usuário de domínio com direitos de Administrador do SQL. Esse usuário também precisa ter direitos de administrador local. Além disso, o Usuário de Serviço especificado para as credenciais do SQL Server deve ter direitos de administrador local.

  3. No host de Servidor do PlateSpin, inicie o Disparador de Instalação.

    Consulte Iniciando o disparador de instalação do PlateSpin Migrate.

  4. Clique em Install PlateSpin Server (Instalar PlateSpin Server) e siga as instruções na tela.

  5. Leia o contrato de licença de software, selecione a opção I accept the terms in the license agreement (Aceito os termos do contrato de licença) e, em seguida, clique em Next (Avançar).

    Você deve aceitar o contrato de licença de software antes de instalar o produto.

  6. Especifique o local para os arquivos de configuração temporários e, em seguida, clique em Next.

  7. (Servidor de Banco de Dados, Autenticação do Windows) Se você usar a Autenticação do Windows para o servidor de banco de dados existente (que está sendo utilizado no lugar do SQL Server Express Edition), configure a conexão do banco de dados e forneça as credenciais apropriadas para o administrador e o usuário de serviço do banco de dados.

    Tela de Instalação

    Faça o seguinte:

    Informações de Conexão do Banco de Dados

    1. Clique em Procurar para selecionar o Servidor de Banco de Dados.

      <servidor_bancodedados>\<nome_instância_bancodedados>

      Se você usar portas dinâmicas, também deverá digitar o número da porta:

      <servidor_bancodedados>\<nome_instância_bancodedados>,<número_porta>
    2. Selecione Autenticação do Windows como o Tipo de Autenticação.

      A Autenticação do Windows é suportada apenas em um ambiente de domínio.

    3. Clique em Next (Avançar).

    Credenciais Administrativas do Banco de Dados

    1. Especifique as credenciais para o Administrador do Banco de Dados.

      Por exemplo:

      Usuário de Logon de Nível Inferior: CORPDOM\sqladmin

      Senha: <sqladminPwd>

      NOTA:Você deve especificar as credenciais de administrador de domínio ou as credenciais de um usuário de domínio com direitos suficientes de administrador e de banco de dados.

    2. Clique em Validate Credentials (Validar Credenciais) para validar as credenciais.

    3. Clique em Next (Avançar).

    Credenciais de Usuário de Banco de Dados

    1. Siga um destes procedimentos:

      • Selecione Same as the Database Administrator (Igual ao Administrador de Banco de Dados) para usar as credenciais de administrador do banco de dados para acessar o serviço de banco de dados.

      • Especifique as credenciais do usuário de Serviço de Banco de Dados.

        Por exemplo:

        Usuário de Logon de Nível Inferior: CORPDOM\sqluser1

        Senha: <sqluser1Pwd>

        O Usuário de Serviço também deve ter direitos de administrador local.

    2. Clique em Validate Credentials (Validar Credenciais) para validar as credenciais.

    3. Clique em Next (Avançar).

    Confirmar Conexão SQL

    1. Analise as informações.

    2. Clique em Back (Voltar) para editar as informações de conexão SQL ou clique em Next (Avançar) para continuar.

  8. (Servidor de Banco de Dados, Autenticação SQL) Se você usar a Autenticação SQL para o servidor de banco de dados, configure a conexão do banco de dados e forneça as credenciais apropriadas para o administrador do banco de dados.

    Use essa opção se você usa o servidor de banco de dados Microsoft SQL Server Express Edition incluído no PlateSpin Migrate. A Instalação gera automaticamente uma senha para o usuário administrador do sistema SQL (sa) e a utiliza durante a instalação.

    NOTA:Você deverá definir uma senha personalizada após o término da instalação do Servidor do PlateSpin e a ativação da licença. Consulte Modificando a senha do usuário administrador do sistema SQL Server Express.

    Tela de Instalação

    Faça o seguinte:

    Informações de Conexão do Banco de Dados

    1. Clique em Procurar para selecionar o Servidor de Banco de Dados.

      Banco de dados SQL Server Express: Mantenha a seleção padrão de .\PLATESPINDB na lista suspensa e mantenha a sugestão das credenciais do usuário sa na tela seguinte.

      NOTA:Em seguida, se você mover sua instância de banco de dados do PlateSpin Migrate ou mudar sua senha do SQL Server, deverá redefinir as configurações de conexão do banco de dados do PlateSpin Migrate. Consulte o Artigo 7970523 da KB.

      Banco de dados existente: Procure e selecione em uma lista de servidores de banco de dados disponíveis.

      Por exemplo:

      .\PLATESPINDB <servidor_bancodedados>\<nome_instância_bancodedados> <servidor_bancodedados>\<nome_instância_bancodedados>,<número_porta>
    2. Selecione Autenticação SQL como o Tipo de Autenticação.

    3. Clique em Next (Avançar).

    Credenciais Administrativas do Banco de Dados

    1. Especifique as credenciais para o Administrador do Banco de Dados para autenticação SQL.

      Se você usa o banco de dados SQL Server Express, mantenha os valores padrão:

      ID de Login: sa

      Senha: <senha-obscura-gerada>

    2. Clique em Validate Credentials (Validar Credenciais) para validar as credenciais.

    3. Clique em Next (Avançar).

    Confirmar Conexão SQL

    1. Analise as informações.

    2. Clique em Back (Voltar) para editar as informações de conexão SQL ou clique em Next (Avançar) para continuar.

  9. Após especificar e validar as credenciais para o servidor de banco de dados, clique em Avançar.

  10. Na tela IIS Configuration (Configuração do IIS), especifique se você deseja permitir conexões HTTP ou HTTPS. Para permitir conexões não seguras (HTTP), selecione a opção Allow unsecured connections (HTTP).

    Se o servidor IIS tiver um certificado SSL assinado, por padrão, o protocolo de comunicação será HTTPS. Seu browser pode exibir uma mensagem de aviso de conexão não confiável. Para obter informações sobre como proceder, consulte a documentação específica do browser.

  11. Clique em Next (Avançar), verifique as configurações de instalação, clique em Install (Instalar) e siga os prompts na tela.

    NOTA:Esse processo de instalação do servidor do PlateSpin Migrate pode levar muito tempo para ser concluído.

  12. (Opcional) Selecione Start the Migrate web client (Iniciar o cliente da Web do Migrate) para iniciar o Cliente Web do PlateSpin Migrate logo após o término da instalação.

    Você pode usar a Interface da Web do PlateSpin Migrate para ativar a licença. Para obter mais informações, consulte Ativação da licença pela interface da Web no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

  13. (Opcional) Continue em Instalando o cliente do PlateSpin Migrate.

1.3.4 Instalando o cliente do PlateSpin Migrate

Você tem duas opções de instalação para o Cliente do PlateSpin Migrate:

Instalando o cliente por meio do Disparador de Instalação

Use esta opção para instalar o Cliente no mesmo host que o Servidor do PlateSpin logo após a conclusão da instalação do Servidor.

  1. Conclua a instalação do Servidor.

    Consulte Instalando o Servidor do PlateSpin.

  2. Na janela do Disparador de Instalação, clique em Install PlateSpin Client (Instalar Cliente do PlateSpin) e siga as instruções na tela.

    O programa de instalação instala e configura o Cliente do PlateSpin Migrate e o prepara para execução.

Fazendo download do cliente do servidor do PlateSpin

Use esta opção para instalar o Cliente em um host remoto usando um browser da Web a qualquer momento após a conclusão da instalação do Servidor.

  1. Conclua a instalação do Servidor do PlateSpin.

    Consulte Instalando o Servidor do PlateSpin.

  2. Verifique se o host de Cliente do PlateSpin Migrate desejado atende aos requisitos mínimos do sistema.

    Consulte Requisitos do sistema para o cliente do PlateSpin Migrate.

  3. No host de Cliente do PlateSpin Migrate desejado, abra um browser da Web e navegue para o seguinte URL:

    http://<host_servidor>/platespinmigrate

    Substitua host_servidor pelo nome ou endereço IP real do seu host de Servidor do PlateSpin. Se o Servidor do PlateSpin for instalado no computador local, substitua host_servidor por localhost. Se o SSL estiver habilitado, use o protocolo https no URL.

    O browser carrega a home page do Servidor do PlateSpin.

  4. Clique no link de download do Cliente do PlateSpin Migrate, faça download do software de Cliente do PlateSpin Migrate e instale-o seguindo as instruções na tela.

Iniciando o cliente e ativando a licença

Para iniciar o cliente, clique em Iniciar > Programas > PlateSpin Migrate > PlateSpin Migrate Client. Quando você instala e inicia o Cliente do PlateSpin Migrate pela primeira vez, o Assistente de Licença é aberto e solicita que você ative a sua cópia do software. Para obter ajuda com o licenciamento do produto, consulte Licenciamento do produto PlateSpin Migrate no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.

Você também pode usar a Interface da Web do PlateSpin Migrate para ativar a licença. Para obter mais informações, consulte Ativação da licença pela interface da Web no Guia do Usuário do PlateSpin Migrate 2018.11.