3.5.13 Formatação da saída de impressão

Existem dois métodos de formatação da saída de impressão: emulação de ordens SCS (Conjunto de controle de SNA da IBM) e emulação da linguagem de controle de impressoras PCL5 da Hewlett-Packard.

O EXTRA! emula o PCL5 por meio do reconhecimento dos comandos PCL dentro do fluxo de impressão e fazendo a série equivalente de chamadas ao serviço GDI (Interface Gráfica do Dispositivo) do Windows. Isto significa que você pode usar os comandos PCL para formatar a saída mesmo em impressoras que não possuam suporte embutido para PCL (porque o Windows transforma chamadas do GDI nos comandos apropriados para essas impressoras).

Em raras ocasiões, você pode precisar de controle mais especializado na formatação. Você pode querer usar as capacidades de uma impressora específica (como uma impressora Postscript) que não estão disponíveis em SCS nem em PCL. Ou pode querer suprimir inteiramente a formatação de saída. Por exemplo, você pode desejar "imprimir" em um arquivo de disco que se tornará entrada para outro programa, como um banco de dados.

A opção Modo de saída sem formatação é oferecida para esse fim. No Modo de saída sem formatação, o fluxo de dados impresso a partir do host é traduzido a partir do EBCDIC para ASCII, os controles de formatação SCS são retirados do fluxo e o fluxo ASCII resultante é copiado diretamente para a impressora ou arquivo de disco.